As Emoções, a Inteligência e Mente Humana

 

Adquirido  

Característica que o indivíduo possui em resultado da aprendizagem ou ação do meio. Opõe-se ao inato.

 

Amnésia

Designa uma perda grave da memória, geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória semântica. O seu caráter patológico distingue-a do vulgar esquecimento. De entre múltiplas formas de que pode revestir-se destacamos apenas dois tipos: amnésia anterógrada (perda dos conteúdos anteriores ao acontecimento que deu origem à perda ou enfraquecimento da função mnésica); amnésia retrógrada (incapacidade de memorizar conteúdos posteriores ao acontecimento que deu origem á perda ou enfraquecimento da função mnésica).

 

Atenção

Focalização da perceção, de modo prolongado, sobre um conjunto de estímulos em detrimento de outros. Processo que assegura a seleção da informação, com vista à elaboração de respostas adequadas. As principais perturbações de atenção são a distração (atenção flutuante entre situações) e a dispersão (incapacidade de concentração numa situação).

 

Autorregulação (mecanismo de)

Conjunto de meios psíquicos e comportamentais que um indivíduo interpõe entre uma agressão e o seu organismo; mecanismos de ajustamento em direção a um objeto.

 

Ambivalência

Coexistência de sentimentos ou atitudes opostas (amor/ódio; aproximação/rejeição) em relação ao mesmo indivíduo ou objeto.

 

Anaclítico

Relativo a apoio ou dependência. Termo usado por Spitz para referir a relação de dependência que o bebé estabelece com a mãe nos primeiros tempos de vida.

 

Ansiedade

Processo emocional de tonalidade desagradável, caracterizado pela sensação de mal-estar, inquietude, insegurança. Na sua forma intensa, persistente e repetitiva, constitui um dos sintomas mais significativos de um grande número de perturbações psicológicas.

 

Conforto de contacto (ou contacto-conforto)

Conceito introduzido por Harry Harlow para caracterizar a necessidade primária, isto é, não dependente de outras necessidades, que leva o indivíduo à procura de contacto corporal. A relação precoce permite a satisfação desta necessidade.

 

Codificação

Processo pelo qual um estímulo físico (visual, auditivo, tátil, olfativo ou gustativo) é transformado numa representação mental (imagem), que pode ser armazenada na memória.

 

Conduta

Termo usado por diversas correntes da psicologia para designar o comportamento, não apenas na sua dimensão exteriormente observável, mas também nas suas componentes processuais internas e mentais.

 

Constância percetiva

Capacidade para perceber os objetos como constantes e estáveis, relativamente à forma, tamanho, cor e luminosidade, apesar das variações dos dados sensoriais em bruto.

 

Criatividade 

Habilidade para descobrir soluções novas, invulgares e adequadas a uma situação nova ou problema.

 

Dissociação

Designa a rutura da unidade psíquica da mente, presidindo esta, no sujeito normal, à integração harmoniosa dos diferentes campos. Personalidade, cognição, emoção, comportamento. Este termo não deverá ser confundido com dissonância (termo associado è esquizofrenia).

 

Desenvolvimento  

Conjunto de transformações por que passa um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida (da geração até à morte). É um processo multidimensional (físico, fisiológico, psicológico e social).

 

Díade 

Designa dois indivíduos em interação. É considerada a relação social mais influente na medida em que o comportamento de um dos indivíduos é modelado pelo outro.

 

Evocação

Operação da memória pela qual o sujeito recorda um acontecimento do passado ou um objeto anteriormente percebido, isto é, recupera informação previamente armazenada, com o objetivo de a utilizar na situação atual. Implica esforço de procura do material armazenado.

 

Inato

Característica que o indivíduo apresenta à nascença, de forma manifesta ou latente, e que não resulta da aprendizagem ou de outra ação do meio. Opõe-se a adquirido.

 

Indicadores binoculares de profundidade

Indícios que permitem a perceção tridimensional e que decorrem do facto de os seres humanos serem dotados de dois olhos.

 

Indicadores monoculares de profundidade

Indícios que permitem a perceção tridimensional e que estão disponíveis para cada olho separadamente.

 

Metacognição

Designa ao mesmo tempo os conhecimentos a propósito da própria cognição e os processos e estratégias de regulação da cognição.

 

Perceto

Representação mental de um estímulo que é percebido.

 

Profundidade

Designa, quando aplicada à perceção, a distância de algo percebido relativamente ao observador.

 

Prosódia

Conjunto de características fónicas do encadeamento do discurso: variações de altura, de intensidade ou de duração que determinam a melodia, os tons, as pausas, os acentos, o ritmo, etc.

 

Repetição  

Estratégia para convencer a informação na memória a curto prazo, ou para transferi-la para a memória a longo prazo, mediante reprodução sistemática e reiterada da informação.

 

Retina

Fina membrana interna (sensorial) da parte de trás do globo ocular onde se formam as imagens; contém os recetores que transformam as ondas de luz em sinais neurais.

 

Teste

Instrumento padronizado para obter informação sobre características do indivíduo (intelectuais, aptidões, personalidade, etc.).

 

Traço mnésico

Marca deixada por uma informação no sistema nervoso central (memória); pode ser permanente ou temporária.

 

Resposta “Ataque-ou-fuga” (Luta/Fuga) 

Designa a prontidão fisiológica do animal para lidar com o perigo.

 

Regras de manifestação (ou de exibição)

Conjunto de normas culturais que estipulam como e quando as emoções podem ser exibidas.

 

Situação indutora 

Estímulo ou conjunto de estímulos que provocam acentuação da excitação ou da inibição.

 

Subcortical

Refere-se às regiões mais antigas, do ponto de vista filogenético, do cérebro ou encéfalo, situadas abaixo do córtex.

 

Imagem

Representação mental (visual, auditiva, tátil, olfativa ou gustativa).

 

Integração

Inclusão no todo; é um princípio de organização inerente aos sistemas complexos e pressupõe a ideia de uma estrutura única, cujo funcionamento eficaz e eficiente depende do equilíbrio harmonioso e da unidade funcional entre as componentes do sistema.

 

Significado

Interpretação; sentido; atribuição.

 

Unificar

Tornar uno ou unido; reunir várias partes num todo único e organizado; fazer convergir para um só fim ou objetivo.

 

Afiliação

Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.

 

Observação naturalista

Designa a metodologia de observação dos indivíduos (humanaos e não humanos) em ambiente natural, com o objetivo de captar os seus comportamentos genuínos e na sua relação com o meio.