Emoção, Afeto e Sentimento

 
Emoção
 

É uma reacção complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reacções fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afectivas, sentimentais e em expressões faciais.
 

. Tem origem numa causa, num objecto;

. São reacções corporais específicas, observáveis;

. São publicas e voltadas para o exterior;

. São automáticas e inconscientes;

. Polaridade: podem ser negativas ou positivas;

. São versáteis: variam em intensidade e são de breve duração;

. Relacionam-se com o tempo: as emoções têm princípio e fim.

 

Componentes da Emoção

. Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se não houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção;

. Componente avaliativa - Fazemos uma avaliação, agradável ou desagradável, da situação;

. Componente fisiológica - Manifestações orgânicas, corporais face à emoção;

. Componente expressiva - Expressões corporais que permitem mostrar ao outro as nossas emoções;

. Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poderá ter face ao outro, é o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos;

. Componente subjectiva - Relaciona-se com o que o indivíduo sente a nível emocional e interior a que só ele tem acesso, ou seja, é o estado afectivo associado à emoção.

 

Afeto

Os afectos têm a ver com aquilo que nos afecta, são algo de que somos dotados. São tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com objectos ou pessoas. Exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com experiências e vivências (as emoções estão ligadas sobretudo com situações presentes).

 

. Os afectos têm a ver com aquilo que nos afecta, são algo de que somos dotados;

. São tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com as pessoas ou objectos;

. Ter afectos é ser dotado da capacidade de dar e de receber, de amar e de ser amado, de perturbar e de ser perturbado, por exemplo.

. Os afectos exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com as experiências e vivências com as pessoas, objectos, ambientes e ideias. As emoções estão ligadas essencialmente a situações presentes.

. Exprimem-se em sentimentos e emoções.

 

Sentimentos

Os sentimentos são, em geral, experiências privadas que, ao contrário das emoções, não podem ser observados por outras pessoas. As emoções estão na base dos sentimentos. As emoções acontecem e passam, podendo voltar desde que um estímulo as desencadeie; os sentimentos ficam e acompanham-nos ao longo do tempo com maior ou menor intensidade.

 

. Não são observáveis, são privados e relacionam-se com o interior;

. Prolongam-se no tempo e são de menor intensidade de expressão que as emoções;

. Não se associam a nenhuma causa imediata;

. Surgem quando tomamos consciência das nossas emoções.

 

Diferença entre Sentimento e Emoção segundo António Damásio

. Usualmente, emoção e sentimento surgem como sinónimos, mas segundo António Damásio, a relação entre ambos é muito estreita.

. Segundo ele, a emoção é um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos.

. O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal.