1ºPeríodo
Lições 1 e 2
12 de Setembro de 2013
Receção dos alunos por parte da Diretora de Turma.
Lições 3 e 4
16 de Setembro de 2013
Apresentação. Critérios de avaliação da disciplina. O trabalho de portefólio e as suas características - exemplificação. Breve exposição sobre os conteúdos programáticos da disciplina. Criação de Grupo de contacto: emails e «moodle».
Lições 5 e 6
18 de Setembro de 2013
Unidade 2 – A Procura da Mente. Como a psicologia se tornou numa ciência. Quais foram os principais contributos teóricos para a definição do seu objeto de estudo e aquisição do estatuto científico? Realização de Ficha de Trabalho em Grupo sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho feito pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 7 e 8
23 de Setembro de 2013
Unidade 2 – A Procura da Mente. Como a psicologia se tornou numa ciência. Os pioneiros da psicologia: Wundt, Gestaltismo, Pavlov, John Watson, Sigmund Freud e Jean-Piaget. Realização de Ficha de Trabalho em Grupo sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho feito pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 9, 10, 11 e 12
26 de Setembro de 2013
Unidade 2 – A Procura da Mente. Como a psicologia se tornou numa ciência. Acompanhamento do trabalho feito pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Como se realiza um trabalho de reflexão individual para o portefólio de aprendizagem?
Lições 13 e 14
3 de Outubro de 2013
Unidade 2 – A Procura da Mente. A Psicologia em Portugal. A Psicologia aplicada. Técnicos de saúde mental: prevenção e remediação. FTG 2.
Lições 15 e 16
7 de Outubro de 2013
Unidade 2 – A Procura da Mente. A Psicologia em Portugal. A Psicologia aplicada. Técnicos de saúde mental: prevenção e remediação. FTG 2. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Avaliação de reflexões individuais para os portefólios: tema 1.
Lições 17 e 18
10 de Outubro de 2013
Conclusão da FTG2. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Avaliação de reflexões individuais para os portefólios: tema 1.
Lições 19 e 20
14 de Outubro de 2013
Avaliação de reflexões individuais para os portefólios: tema 1. Unidade 1: Antes de mim: a genética e a sua relação com o comportamento humano. Realização de FTG3 sobre esta temática com consulta de fontes diversificadas de informação.
Lições 21 e 22
17 de Outubro de 2013
Avaliação de reflexões individuais para os portefólios. Realização de FTG3 sobre a Genética. Avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos e registos de classificação.
Lições 23 e 24
21 de Outubro de 2013
A genética e a sua relação com o comportamento humano. Observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic: a ciência genética prova que o racismo não tem fundamento. Algumas conclusões pertinentes do projeto Genográfico de Spencer Wells para o estudo do comportamento humano.
Lições 25 e 26
24 de Outubro de 2013
Conclusão da observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic: a ciência genética prova que o racismo não tem fundamento. Algumas conclusões pertinentes do projeto Genográfico de Spencer Wells para o estudo do comportamento humano.
Lições 27 e 28
28 de Outubro de 2013
Conclusão de trabalhos dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Registo de avaliações das reflexões para o portefólio individual de aprendizagem.
Lições 29 e 30
31 de Outubro de 2013
Definição de temas de trabalho de pesquisa para o tema da Genética. Conclusão de trabalhos e avaliação. Registo de avaliações das reflexões para o portefólio individual de aprendizagem.
Lições 31 e 32
4 de Novembro de 2013
Exploração crítica de informação para realizar trabalho de pesquisa no âmbito da Genética. Conclusão de trabalhos e avaliação. Registo de avaliações das reflexões para o portefólio individual de aprendizagem.
Lições 33 e 34
7 de Novembro de 2013
O cérebro, base psicofisiológica do comportamento – o neurónio e a sinapse. FTG sobre este tema.
Lições 35 e 36
11 de Novembro de 2013
O cérebro, as suas regiões e funções comportamentais. As lesões cerebrais e os seus efeitos (défices comportamentais). FTG 6 sobre este tema.
Lições 37 e 38
14 de Novembro de 2013
Avaliação de reflexões individuais para o portefólio e esclarecimento de dúvidas sobre as questões da FTG 6 (o cérebro, funções e lesões). Entrega de trabalhos corrigidos aos alunos.
Lições 39 e 40
18 de Novembro de 2013
O Cérebro. Lesões, função de suplência e unidade funcional. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos/reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.
Lições 41 e 42
21 de Novembro de 2013
Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: a síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.
Lições 43 e 44
25 de Novembro de 2013
Conclusão da observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. A epilepsia dos lobos temporais e a possibilidade de uma neuroteologia. Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Apoio e esclarecimento de dúvidas.
Lições 47 e 48
2 de Dezembro de 2013
Conclusão da observação do documentário Clonagem, da NG, com ficha e questões orientadas para a sua interpretação. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Atualização dos registos de avaliação dos portefólios individuais.
Lições 49 e 50
5 de Dezembro de 2013
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Atualização dos registos de avaliação dos portefólios individuais.
Lições 51/52
9 de Dezembro de 2013
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Avaliação de alguns portefólios individuais de aprendizagem.
Lições 53 e 54
12 de Dezembro de 2013
Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Avaliação de alguns portefólios individuais de aprendizagem.
Lições 55 e 56
16 de Dezembro 2013
Avaliação de alguns portefólios individuais de aprendizagem.