2ºPeríodo

Lições 57 e 58 

9 de Janeiro de 2014 

A cultura e a sua influência nas relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social às noções de conformismo, estereótipo e preconceito. Realização de FTG 9 sobre o papel da cultura na compreensão do comportamento humano.

 

Lições 59 e 60 

13 de Janeiro de 2014

A cultura e as relações interpessoais como meio de compreensão do comportamento humano. Realização de FTG10 sobre esta temática.

 

Lições 61 e 62 

16 de Janeiro de 2014 

Observação do filme de François Truffaut, «O Menino Selvagem». Recolha de informação e elaboração de respostas em grupo para as questões do guião de observação deste filme. Tema de reflexão para o portefólio de aprendizagem.

 

Lições 63 e 64

20 de Janeiro de 2014

Participação dos alunos nas atividades do Dia da Escola.

 

Lições 65 e 66 

23 de Janeiro de 2014

Observação do filme indiano «Água – As Margens do Rio Sagrado», de Deepa Mehta. Relação do drama com os conceitos da psicologia social e a influência dos padrões de cultura no sistema social de castas: o caso particular das viúvas, o conformismo, estereótipo e preconceito. Recolha de informação e resolução das questões do guião deste filme. Parte I.

 

Lições 67 e 68 

27 de Janeiro de 2014

Observação do filme indiano «Água – Às Margens do Rio Sagrado», de Deepa Mehta. Parte II.

 

Lições 69 e 70

30 de Janeiro de 2014

O namoro. Sessão dinamizada com os alunos por iniciativa da professora Odete Palma.

 

Lições 71 e 72

3 de Fevereiro de 2014

Trabalhos dos alunos – verificação e acompanhamento. Observação de portefólios e sugestões de pesquisa para a reflexão individual subordinada aos temas da cultura e relações interpessoais.

 

Lições 73 e 74

3 de Fevereiro de 2014

Trabalhos dos alunos – verificação e acompanhamento. Observação de portefólios e sugestões de pesquisa para a reflexão individual subordinada aos temas da cultura e relações interpessoais.

 

Lições 75 e 76

10 de Fevereiro de 2014

Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Observação de portefólios e sugestões de pesquisa para a reflexão individual subordinada aos temas da cultura e relações interpessoais. O amor e a amizade – Lei 60/2009.

 

Lições 77 e 78

13 de Fevereiro de 2014

Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos/ classificados. O amor e a amizade – Lei 60/2009. Observação da peça de teatro Arte, de Yasmena Reza. Reflexão sobre o valor ético da amizade e o seu significado psicológico nas relações humanas.

 

Lições 79 e 80

17 de Fevereiro de 2014 

Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos/ classificados. O amor e a amizade – Lei 60/2009. Conclusão da observação da peça de teatro Arte, de Yasmena Reza. Reflexão sobre o valor ético da amizade e o seu significado psicológico nas relações humanas.

 

Lições 81 e 82 

20 de Fevereiro de 2014

Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de ótica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 8 sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Uma sugestão para reflexão em torno do tema da perceção.

 

Lições 83 e 84 

24 de Fevereiro de 2014

A perceção. Acompanhamento dos trabalhos dos alunos e avaliação de reflexões individuais para os portefólios.

 

Lições 85 e 86

27 de Fevereiro de 2014

A aprendizagem – ficha de trabalho sobre esta temática. Acompanhamento dos trabalhos dos alunos e avaliação de reflexões individuais para os portefólios.

 

Lições 87 e 88 

6 de Março de 2014 

A memória. Ficha de trabalho sobre esta temática. Acompanhamento dos trabalhos dos alunos e avaliação de reflexões individuais para os portefólios.

 

Lições 89 e 90 

10 de Março de 2014

Sessão de esclarecimentos sobre pré-requisitos e condições de acesso ao ensino superior, dinamizada pela psicóloga escolar Carla Gonçalves.

 

Lições 91 e 92

13 de Março de 2014 

Os alunos encontram-se em visita de estudo a Mafra no âmbito da disciplina de Português.

 

Lições 93 e 94

17 de Março de 2014

Observação do filme Memento, de Christopher Nolan – a amnésia anterógrada. Entrega e receção de trabalhos dos alunos.

 

Lições 97 e 98

24 de Março de 2014 

Entrega de trabalhos corrigidos e avaliados. Avaliação de portefólios individuais de aprendizagem.

 

Lições 101 e 102

31 de Março de 2014 

Entrega de trabalhos corrigidos e avaliados. Avaliação de portefólios individuais de aprendizagem. Participação na sessão de sensibilização da Escola Segura/GNR no auditório.