Psicologia Aplicada

 

Aprendizagem

Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alteração.


Associação livre

Na psicanálise, verbalização de tudo o que ocorre ao espírito da pessoa que está a ser analisada, ainda que lhe possa parecer embaraçosso, perturbador ou irrelevante.


Atitude

Predisposição para responder favorável ou desfavoravelmente a estímulos sociais: ideias, princípios, temas, pessoas, objetos, situações.


Autoconceito

Pode ser empiricamente definido como a resposta que uma pessoa dá à questão "Quem sou eu?"; conjunto de noções, pensamentos e sentimentos que cada um possui acerca de si enquanto pessoa.


Autoestima

Avaliação, positiva ou negativa, que a pessoa faz de si própria.


Autorrealização

Tendência para desenvolver ao máximo os seus talentos e as suas potencialidades, de modo a obter um sentimento de plena satisfação pessoal.


Capacidade

Potencial intrínseco à pessoa, que se desenvolve na interação com o meio, dando origem a várias competências.


Categoria

Conjunto de elementos que têm em comum uma ou mais características; designa normalmente uma estrutura cognitiva que engloba uma classe de objetos, pessoas ou situações agrupados pelas semelhanças das suas propriedades. As categorias organizam a informação e permitem dar sentido à realidade.


Conceito

Representação abstrata e geral dos objetos, acontecimentos e pessoas que possuem características em comum.


Condicionamento

Processo de aprendizagem que consiste em associar um estímulo condicionado a um estímulo natural, de tal modo que o sujeito responde ao estímulo condicionado da mesma forma que responde ao estímulo natural.


Conflito

Estado psíquico originado pela tensão entre duas tendências percebidas como antagónicas por uma pessoa.


Conhecimento

Representação interna da realidade. Implica uma pessoa, sujeito que conhece, e um objeto, que é conhecido.


Depressão

Estado de abatimento e de desânimo, caracterizado pela sensação de incapacidade, pela autodesvalorização e perda da autoestima e pelo receio de enfrentar o futuro.



Desenvolvimento

Evolução ordenada e sistemática das potencialidades humanas no crescimento do organismo, resultante de fatores inatos, hereditários e maturativos, e ainda de influências ambientais.



Educação

Processo de desenvolvimento das capacidades que são valorizadas pela sociedade ou pelo grupo social a que se pertence. Pode decorrer de modo formal, na escola, ou de modo informal, no quotidiano.



Estatuto

Posição ocupada por uma pessoa num determinado sistema social e ao qual está associado um papel.


Grupo

Conjunto de pessoas, mais ou menos estruturado, que se caracteriza por um certo grau de coesão e pela procura de objetivos comuns.



Motivação

Conjunto dos processos fisiológicos e psíquicos responsáveis pelo desencadeamento, pela manutenção e pela finalização de um comportamento.

 

Psicanalista

Profissional que possui uma formação em psicalánise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação de conteúdos inconsciêntes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, abseada nas associações livres e de transferência.

 


Psicologia

Estudo científico do comportamento e dos processos mentais.



Psicologia ambiental

Parte da psicologia aplicada que estuda os efeitos produzidos pelo homem sobre o ambiente e vice-versa.


Psicologia aplicada

Ramo da psicologia que se centra no estudo dos conflitos e problemas de tipo práticos, ocupando-se de diversas áreas de atividade, em ligação com outras ciências como  a pedagogia ou a linguística.


Psicologia clínica

Área da psicologia que se dedica ao diagnóstico e restabelecimento de pessoas desajustadas ou emocionalmente perturbadas.


Psicologia Criminal/Forense

Ramo da psicologia que trata de analisar racional e empiricamente o comportamento criminoso. Para isso podem ser usados estudos psicológicos da personalidade, mentais entre outras. A psicologia criminal ou forense explora a variabilidade das condutas criminosas, variáveis preditórias, variáveis causais / funcionais e a correlação entre crimes, criminosos, e as variáveis significativas envolvidas. Também estuda o desenvolvimento do criminoso do ponto de vista psicodinâmico, social e sistémico.


Psicologia desportiva

Área da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e pensamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, exercício e atividade física, independentemente dos seus objetivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da atividade física como estratégias de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.


Psicologia educacional

Ramo da psicologia que se dedica ao estudo do educando, do educador e dos processos educativos. Elabora e sugere instrumentos e meios psicologicamente adequados para que a educação possa ter melhores resultados.


Psicologia social

Segundo Allport (1935) o "estudo científico de como os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outros". Forma como as pessoas interagem numa relação social.


Psicologia do trabalho e das organizações

Área da psicologia que visa a utilização, conservação e melhoria dos recursos humanos nas empresas e nas variadas organizações. Estuda as pessoas no trabalho, desenvolve e aplica princípios e métodos relativos ao aumento da produção, ao incremento satisfação, ao ajustamento pessoal e ao estreitamento das relações humanas dentro da comunidade do trabalho.


Psicólogo social

Especialista que estuda o modo como as ações, as atitudes, as emoções e os pensamentos individuais são influenciados pelas outras pessoas e como as pessoas se comportam em grupo.


Psicopatologia

Área do saber que estuda as disfunções e as perturbações psicológicas de várias origens.


Psicose

Distúrbio mental grave caracterizado pela desorganização dos processos cognitivos, distúrbios emocionais, desorientação quanto ao tempo, espaço e identidade. Há casos com alucinações e delirios.


Psicoterapia

Forma de tratamento dos distúrbios emocionais que implica uma relação com um profissional na qual se partilha e explora a natureza dos problemas apresentados pelo cliente.


Psiquiatria

Área da medicina que reúne o conhecimento médico do diagnóstico e do tratamento das doenças psiquiátricas.