O Cérebro

    Dentro do tema do cérebro destaco o tópico do neurónio relativamente à ocorrência de AVC’s. Para além do interesse que este tema me causou, é um tema que ao ser estudado poderá ajudar a vida de inúmeras pessoas, pois há cerca de 20% das pessoas a morrer de AVC por todo o Mundo. Com este tema aprendi as características específicas do cérebro humano, e como é que essas concedem ao ser humano determinadas capacidades e quais são essas capacidades.

    O neurónio é a estrutura básica do sistema nervoso, sendo considerado assim uma célula nervosa. Estas células liga-se umas as outras através das dendrites e dos axónios, formando a rede nervosa. A transmissão de informação ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurónio, a partir de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurónios. À passagem do impulso nervoso de um neurónio para o outro dá-se o nome de sinapse. Este fenómeno pode ser travado pela ingestão de álcool ou de drogas.

    córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas. Sendo estes: o lobo frontal, o lobo temporal, o lobo parietal e o lobo occipital.

    • O lobo frontal tem as seguintes funções: Responsável pelos movimentos corporais; Responsável pela coordenação dos movimentos assegurando a sua eficácia; Responsável pela linguagem articulada; Responsável pela linguagem; Responsável pela escrita.

    • O lobo temporal tem as seguintes funções: Receber sons elementares, detetando características de volume e altura; Interpretar, identificar, e analisar os dados recebidos, reconhecendo um som completo (palavras, melodias…).

    • O lobo parietal tem como funções: Coordenar e sintetizar as mensagens da pele e dos músculos, integrando-se de forma organizada; Receber informações que têm origem na pele e nos músculos

    • O lobo occipital tem como funções: Receber mensagens enviadas pelos olhos (“retina cerebral”); Responsável pelo reconhecimento da palavra escrita; Coordenar os dados elementares e o reconhecimento dos objetos.

    O cérebro é constituído por milhões de neurónios, estes que têm como função a transmissão do impulso nervoso para as outras células.

    O Acidente Vascular Cerebral ou AVC é caracterizado pela perda rápida da função cerebral, decorrente da obstrução de um vaso sanguíneo cerebral. O AVC é a principal causa de morte em Portugal. E cerca de duzentos em cada 100 000 portugueses morrem de AVC. De acordo com o cardiologista responsável pela Unidade Coronária do Hospital de Santa Cruz, Jorge Ferreira, um AVC consiste no “No aparecimento súbito de alterações de funções neurológicas desempenhadas por uma região do cérebro que fica privada de irrigação sanguínea”. As funções neurológicas mais frequentemente afetadas são as motoras, que originam sintomas como falta de força num braço, a dificuldade em falar e o facto de instalar subitamente uma assimetria facial ou mesmo alterações visuais, como passar a ver imagens em duplicado, e isso deve-se à interrupção do impulso nervoso nos neurónios. O AVC apenas ocorre em doentes com fatores de risco vascular. Existem dois tipos de AVC: Isquémico e hemorrágico. O AVC isquémico ocorre quando, por algum motivo, se dá o entupimento ou a diminuição do calibre de um vaso cerebral. Assim, dá-se uma diminuição do aporte do sangue com oxigénio e nutrientes ao cérebro e às células cerebrais e consequentemente dá-se a morte destas células. Por sua vez o AVC hemorrágico ocorre devido à rutura de um vaso cerebral que provoca uma hemorragia.

 

    PERFIL DO DOENTE COM RISCO DE SOFRER UM AVC:

-Pessoas com mais de 64 anos;

- Hipertensos;

- Diabéticos;

- Obesos e fumadores;

- Doentes com fibrilação auricular;

- Pessoas que consomem bebidas alcoólicas ou drogas;

-Pessoas com vida sedentária e que não praticam exercício físico.

 

    A maioria dos AVC´s tem como consequência uma obstrução da irrigação sanguínea (AVC isquémico). A zona do cérebro afetada é determinante: a morte de células numa zona extensa do cérebro pode, consoante a região afetada, causar danos neurológicos menores do que uma lesão numa zona menos extensa. A par das doenças cerebrovasculares, investigadores da UC ou Universidade de Coimbra desenvolveram um software que vai permitir a prevenção da ocorrência de um AVC.

    No seguinte link, https://www.youtube.com/watch?v=yIjvUb2Hnj8, é apresentado de forma resumida e concisa em que consiste o Acidente Vascular Cerebral, tal como as suas causas e consequências.